Convite – Defesa de Dissertação de Mestrado – Jackeline Leite

CONVITE

 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT campus Cuiabá-Bela Vista tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir a apresentação pública de Defesa de Dissertação de Mestrado de Jackeline Nerone Leite

Título do trabalho:

Ocorrência e Resistência a Antimicrobianos de Listeria spp. em Peixes Comercializados em Cuiabá-MT”

BANCA EXAMINADORA:

                             Prof. Dr. Daniel Oster Ritter- Presidente  IFMT                                  Prof. Dr. Edgar Nascimento – Examinador – IFMT                          Prof.ª Drª Rozilaine Aparecida P. G.de Faria – IFMT                               Prof. Dr. Edivaldo S. de Almeida Filho – UFMT                                Dr. Demétrio de A. Sousa  (Suplente) IFMT

Data: 09/02/2022

Horário: 8h30

Sala Virtual:
teams.microsoft.com/l/meetup-joi…

 

 

 

 

 

ResponderResponder a todosEncaminhar
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Convite – Defesa de Dissertação de Mestrado – Thaís Oliveira

CONVITE

 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT campus Cuiabá-Bela Vista tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir por videoconferência a apresentação pública de Defesa de Dissertação de Mestrado de Thaís de Souza Oliveira

Título do trabalho:

Efeitos do consumo de diferentes fontes lipídicas sobre parâmetros nutricionais e bioquímicos de ratos Wistar”.

 BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Xisto Rodrigues de Souza – Presidente -IFMT – campus Cuiabá Bela-Vista            Profª. Drª. Marcia Queiroz Latorraca – Coorientadora- UFMT – campus Cuiabá            Prof. Dr. Edgar Nascimento – Examinador – IFMT – campus Cuiabá Bela-Vista                    Prof. Dr. Marcelo Diniz dos Santos – Examinador Externo – UNIC

Data: 16/11/2021

Horário: 9h

Sala Virtual: meet.google.com/tfp-qhbs-opv

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

I Simpósio de Pós-Graduações do Campus Cuiabá Bela Vista

imagem I SIMPÓSEntre os dias 10 e 11 de novembro, o Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizará seu I Simpósio de Pós-graduações (I SimPOS BLV). O evento abre, a partir do dia 1º de setembro, o período para a submissão de trabalhos a serem expostos ao longo do evento. A submissão dos trabalhos deverá ser realizada por meio do Sistema de Eventos do IFMT, até o dia 8 de outubro.

O evento é uma organização dos Programas de Pós-Graduações Stricto Sensu do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista e será realizado de forma virtual, com apresentação de trabalhos, palestras e mesas redondas.

O objetivo geral é criar espaço de aprendizagem, divulgação e disseminação de conhecimento nas áreas das Ciências de Alimentos e de Química Tecnológica e Ambiental, além de divulgação de pesquisas, atualização dos conhecimentos e troca de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das diversas regiões do Brasil.

O SimPOS BLV agrega também o III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SIMCITAL), com o tema Inovação e sustentabilidade em tempos de pandemia, e o I Simpósio de Química Tecnológica e Ambiental (SIMQTA), com o tema Química no Setor Produtivo: Aplicações e Perspectivas.

Clique aqui para mais informações sobre o I Simpósio do Pós-graduações do Campus Cuiabá – Bela Vista.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Campus Cuiabá – Bela Vista realiza ciclo de palestras no mês de junho

ciclopalstrablv.jpg__1000x800_q80_subsampling-2_upscale

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza no mês de junho um ciclo de palestras em variados temas voltados para comunidade acadêmica. A iniciativa é do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As palestras acontecerão todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e serão transmitidas para o público por meio do Youtube, no canal https://www.youtube.com/c/IFMTBelaVistaEAD.

Confira abaixo a programação completa:

02.06 – 18h30 – Semana Mundial do Meio Ambiente
Tema: Clima e Queimadas em MT
Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo Marques – UFMT
Mediador: Prof. Dr. Reinaldo Bilio

09/06 – 18h30
Tema: Integridade acadêmica: Plágio e produção do conhecimento
Palestrante: Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhaes – IFMT PLC
Mediador: Prof. Dr. Paulo Pimentel

16/06 – 18h30
Tema: Mercado de trabalho nas indústrias de MT
Palestrante: Representante FIEMT
Mediador: Me. Giovani Valar Koch (Extensão BLV)

23/06 – 18h30 – Comemoração Dia do Químico
Tema: Habilitação para o exercício profissional: O que é preciso saber?
Palestrante: Profa. Dra. Suzana Aparecida da Silva
Mediador: Prof. Dr. Marcos Rabelo

30/06 – 18h30
Tema: Microbiologia no cotidiano e suas aplicações na prática
Palestrante: Prof. Doutorando James Moraes de Moura e Convidados
Mediador: Prof. Dr. Deiver Alessandro Teixeira

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Convite – Defesa de Dissertação de Mestrado – Isabela Narita

CONVITE

 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT campus Cuiabá-Bela Vista tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir por videoconferência o Exame de Defesa de Dissertação da mestranda

 Isabela Mendes Pacheco Narita

Título do trabalho:

Avaliação da bioacessibilidade in vitro de compostos bioativos e minerais e da capacidade antioxidante defarinhas oriundas do frut o pequi (Caryocar brasiliense, Camb.)”.

 Banca Examinadora:

Profª. Dr.ª Adriana Paiva de Oliveira- Presidente e Orientadora – IFMT                            Prof. Dr. Edgar Nascimento – Examinador – IFMT                                                                Profª. Drª. Márcia Helena Scabora – Examinadora – FATEC/SENAI – MT                              Prof. Dr. Daniel Oster Ritter – Examinador (Suplente) – IFMT                                           Profª Dr.ª Nágela Farias M. P. Siqueira – Examinadora (Suplente) – IFMT

Data: 01/06/2021

Horário: 8h30

Sala Virtual: https://meet.google.com/peb-bbrt-coj

 

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

EDITAL FAPEMAT N. 008.2021- Bolsas de Mestrado

Mestrado-FapematDPPG/Propes: Fapemat divulga edital para conceder bolsas para alunos de mestrado que produzam pesquisa com potencial tecnológico.

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes) informa a comunidade acadêmica que a Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) publicou o edital nº 08/2021 – Mestrado com Produto Tecnológico. O edital tem como objetivo conceder bolsa de mestrado para alunos, regulamente matriculados em Programas de Mestrado (acadêmico ou profissional) sediados no Estado de Mato Grosso e recomendado pela CAPES, que estejam realizando pesquisas com potencial de ser tornarem um produto tecnológico.

As propostas podem ser encaminhadas até o dia 18 de junho de 2021 e os projetos aprovados serão contratados ainda em julho de 2021, com vigência máxima de 18 meses. As propostas devem ser encaminhadas via internet, utilizando-se do formulário de propostas online na plataforma SIGFAPEMAT na página eletrônica (http://sigfap.fapemat.mt.gov.br) e seus anexos.

Mais informações, acessem:

http://www.fapemat.mt.gov.br/-/17052679-edital-fapemat-n-.-008/2021-mestrado-com-produto-tecnologico

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Edital Processo Seletivo Mestrado em Alimentos – Turma 2021

destaque-alimentos-mestrado150x-100.jpg__1000x800_q80_subsampling-2_upscaleDivulgado edital para seletivo de Mestrado em Alimentos no campus Bela Vista

Foi publicado, nesta segunda-feira (21), o Edital 109/2020, que trata do Processo Seletivo para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Cuiabá Bela Vista. São ofertadas 11 vagas, sendo dez, na lista geral, de ampla concorrência e uma vaga destinada a ações afirmativas, válidas para a turma do primeiro semestre de 2021.

As inscrições serão feitas no período de 18 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021,pelo link abaixo:

http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=5706

A divulgação da listagem final das inscrições deferidas será no dia 18 de fevereiro de 2021.

A seleção consistirá de duas fases. A fase 1 será de 22 a 26 de fevereiro de 2021, com resultado final a ser divulgado no dia 04 de março de 2021.

No dia 05 de março de 2021 serão divulgados os horários das arguições dos projetos, que acontecerão no período de 08 a 12 de março de 2021.

A divulgação do resultado final da Fase 2 (arguições) e do resultado final do processo seletivo será no dia 19 de março de 2021.

As matrículas ocorrerão no período de 29 a 31 de março de 2021 e o início das aulas será em abril.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos através do e-mail: [sppgcta@blv.ifmt.edu.br]

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

III FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFMT

1603460569-IIIFPG_logo_square (1)

Seja bem-vindo(a) ao III Fórum de Pós-Graduação do IFMT, um evento que ocorrerá 100% online e gratuito em função da Pandemia. Este evento é destinado a gestores, coordenadores, docentes e discentes dos cursos de Lato sensu e Stricto Sensu do IFMT. O objetivo é colocar em debate as demandas do cenário brasileiro atual e traçar as linhas de ação para que o IFMT consolide e expanda cursos de especialização, mestrado e doutorado sempre buscando excelência e ampliação do seu impacto junto a sociedade.

10 de Novembro 2020

09:45 a 10:00 | Abertura do evento e informações da PROPES

10:00 a 12:00 | Mesa – Reprovação, permanência, êxito – pós-graduação IFMT
Mda. Luciana Klamt – Pró-Reitoria de Ensino
Dr. Marcelo Franco Leão – Coordenador de curso IFMT – Confresa

14:00 a 16:00 | Mesa – Autoavaliação dos mestrados para a CAPES: principais resultados e plano de ações
Dra. Elaine Coringa (PPGQTA) e Dr. Xisto Souza (PPGCTA) – IFMT Bela Vista
Dr. Epaminondas Matos (PPGEn) e Dr. Geison Mello (ProfEPT) – IFMT Cuiabá

11 de Novembro 2020

09:45 a 10:00 | Abertura dos trabalhos e informações da PROPES

10:00 a 12:00 | Palestra para Lato – Construção de cursos de Especialização de alto impacto: o caso da PUCRS
                       Me. Marcia Andrea Schmidt da Silva – PUCRS

14:00 a 16:00 | Mesa para Stricto – Diretrizes de eficiência em prestação de contas na pós-graduação do IFMT e caminhos para desburocratização
Michelle Eiko Hayakawa – Procuradoria IFMT
Flávio Luiz Lara – Auditor IFMT

16:00 a 16:30 | Síntese de avanços e desdobramentos do evento

LINK PARA INSCRIÇÕES

Link para a transmissão do evento (a inscrição é obrigatória) (em breve)
Certificado de participação: 08 horas
Não haverá submissão de trabalhos
Ação: PROPES – Reitoria IFMT

Local: Apenas On-line

Data: 10/11/2020 a 11/11/2020

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 38 mil periódicos com texto completo, 128 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Por meio do Portal CAPES o pesquisador poderá acessar textos completos de artigos de periódicos nacionais e estrangeiros, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de diversas bases de dados com resumos de documentos de todas as áreas científicas.

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários do IFMT podem ter acesso ao Portal por meio de qualquer computador do IFMT.

Acesse o portal: http://www.periodicos.capes.gov.br/.

Tem dúvida? Para informações adicionais e ajuda para acessar o sistema utilize o Guia completo de uso, disponibilizado pela própria CAPES.

Guia específico de acesso remoto (fora do IFMT) Oficial da CAPES: em anexo (Usuários não cadastrados no Periódicos CAPES devem cadastrar-se em www.periodicos.capes.gov.br > clicar na aba superior Meu Espaço > clicar Novo Usuário e seguir os passos. Para utilizar o Acesso Remoto via CAFe, servidores/alunos do IFMT devem logar com usuário e senha do SIAPE/SUAP. No caso de primeira entrada como aluno, possivelmente será necessário antes, solicitar a alteração de senha na página de login do SUAP.ifmt.edu.br).

A CAPES orienta que em caso de dúvidas, entre em contato por meio do Fale Conosco ou pelo e-mail: periodicos@capes.gov.br

Treinamentos

A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal, basta clicar em “Treinamentos” no menu lateral esquerdo! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Ressaltamos que a PROPES não possui recursos humanos suficientes e exclusivos para serviços de atendimento ao usuário em tempo real de sistemas/sites externos, a exemplo do Periódicos CAPES.

Guia de Acesso Remoto via CAFe ao Portal Periódico CAPES

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Pós-Graduação do IFMT é contemplada com recursos da CAPES para a Amazônia Legal

destaque-amazonia-legal150x-100.jpg__1000x800_q80_subsampling-2_upscale

Foi divulgado, nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Resultado Final do Edital nº 13/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Amazônia Legal (PDPG – AMAZÔNIA LEGAL). E entre as instituições contempladas está o Instituto Federal de Mato Grosso.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Miguel de Barros considerou a aprovação nesse programa uma importante conquista para consolidar a pós-graduação no âmbito da instituição. “É a primeira vez que conseguimos o aporte de recursos para fomentar os programas de ensino em educação tecnológica em Química, Alimentos e Ensino, baseados na sustentabilidade e no desenvolvimento regional de Mato Grosso”.

O pró-reitor também destacou o trabalho dos coordenadores de programas em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa. “Nosso desafio, a partir de agora, é que as dissertações de Mestrado produzidas deverão fazer parte dessa contextualização da Amazônia Legal, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, observou Wander.

EDITAL CAPES

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário